Www.facebook
Ninho Musical Logo
Ninho Musical Logo
Spacer Header
Ninho Contato2
Mande Um Recado Para O Ninho
Fique Por Dentro
Fotos E Videos
Ninho Na Midia
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Musicalizacao Na Infancia

A importância da música na infância

A Importancia Da Musica Na InfanciaToda criança quando nasce e começa a se desenvolver traz consigo uma forte musicalidade inerente à sua pessoa. A música é muito importante desde o início da vida dos pequenos, mas a intimidade sonora da criança apenas se solidifica com a inserção da música em si, na sua forma mais natural e limpa nos ouvidos dos pequenos. Por mais que ruídos do cotidiano emitam sons, nada substitui os benefícios terapêuticos e lúdicos da verdadeira música, com todos seus acordes, melodias e ritmos.

A música se torna importante nos primeiros anos, especialmente na primeira infância (até os seis anos de idade), porque com essa idade os pequenos tendem a imitar tudo que enxergam, seja gestos ou sons. Assim, a influência exterior presente nas menores atitudes ativam as influências no interior das crianças, transformando-se também em atitudes. Mais do que a importância de se emitir a musicalidade das notas dos instrumentos musicais, a voz também é uma ferramenta essencial na musicalização infantil. É através da voz que se manifesta a amorosidade com intensidade, sendo o fator que mais acalma e conforta as crianças.

A primeira infância é o momento mais crítico relacionado ao desenvolvimento musical infantil e, é por isso que, a inserção dos filhos nesse ambiente é tão importante. Através desse contato com a música que as crianças poderão descobrir o gosto pela música, seja como forma de seguir uma carreira nesse sentido ou apenas desenvolver habilidades e conhecimento.

Pesquisas destacam que, da mesma forma que o desenvolvimento da linguagem, as crianças desenvolvem o conhecimento musical através de uma sequência previsível de competências básicas relacionadas à música. Isso se apresenta nos cantos e os batuques tão comumente realizados por crianças que podem começar desgovernadas e desalinhadas, mas que, aos poucos vão ganhando ritmos e cadencias. É como se neste período, nesta idade, as crianças criassem uma caixa mental responsável por decifrar as mensagens e imagens sonoras presentes na música.

Essa predisposição musical se soma às atividades lúdicas, como teatro, historias, brincadeiras. Da mesma maneira que as crianças já nascem dispostas a falar e compreender a linguagem nativa do país que vivem, também nascem com a musicalidade presente em seu interior e esta apenas precisa ser estimulada e corretamente aplicada para obter-se o desenvolvimento infantil mais pleno.

Facebook Rfl 24Myspace Rfl 24Twitter Rfl 24Google Rfl 24Linkedin Rfl 24Googleplus Rfl 24