Www.facebook
Ninho Musical Logo
Ninho Musical Logo
Spacer Header
Ninho Contato2
Mande Um Recado Para O Ninho
Fique Por Dentro
Fotos E Videos
Ninho Na Midia
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Alda 001
Quando a criança fala "EU"
Alda 002
As 4 Palavrinhas Mágicas
Alda 003
Importância do "Faz de Conta"
Alda 004
Onde foi parar a infância?
Alda 005
Opções Saudáveis de Lanches para Crianças
Alda 006
Dica de Livro - Simbá o Marujo

Ninho Titulos7
Entrevista com Alda Luba em 03 de Julho de 2015.

Como estimular o livre brincar da criança

Fabi Godoy, cantora infantil e apresentadora do programa “Ninho na TV” da TV Alpha entrevista Alda Luba, pedagoga, arte-terapeuta e formadora de contadores, que faz reflexões sobre as crianças na atualidade e sobre a importância de estimular a imaginação. A seguir um pouco do conhecimento transmitido por Alda nesta entrevista.

O que faz uma criança feliz

Alda Luba integra o projeto “Aliança pela Infância” que surgiu na Europa e que estimula a criança a brincar com brinquedos simples como a boneca, a peteca e outros brinquedos de madeira que possam estimular a criatividade, promovendo a liberdade para a criança escolher os brinquedos que julgar adequado, sem a intervenção dos adultos.

Essa proposta liberal faz com que a criança se desenvolva com mais harmonia. O consumismo pode fazer com que os pais se sintam pressionados a comprar presentes e brinquedos tecnológicos caros visando atender a uma necessidade da criança, quando na verdade, se trata apenas de uma necessidade mercadológica, pois a criança não precisa de muito para se desenvolver.

Importância do faz de conta

A criança da contemporaneidade tem uma rotina tão acelerada, com coisas que são impostas a ela a todo momento, como escola, aula de inglês e outras atividades que dificilmente ela tem um tempo reservado apenas para digerir e assimilar tudo aquilo que ela aprendeu. A importância de estimular a imaginação e dar um tempo para a criança imergir no “faz de conta” está relacionado ao seu crescimento e interação com o mundo e a permitir um momento que seja só dela.

Estimulando a gratidão

A criança precisa se movimentar e muitos aparatos tecnológicos como o vídeo game e a televisão não permitem essa movimentação e a criança fica em estado de inércia, apenas absorvendo tudo que é transmitido, sem participar ativamente e contribuir de alguma forma com o aprendizado. O excesso de estímulo pode atrapalhar a criança e é naqueles momentos de mais tranquilidade que ela se expande.

Ensinar também as palavras mágicas (por favor, com licença, obrigado e desculpe) é essencial para a formação humana e fazer com que a criança enxergue o outro. Outra fase importante para o amadurecimento da criança é quando ela começa a se referir a si mesma como “eu”, em que ela se distancia dos pais e do ambiente em que está e começa a se enxergar como indivíduo.

Ninho na TV com Alda Luba (Completo)
 

Facebook Rfl 24Myspace Rfl 24Twitter Rfl 24Google Rfl 24Linkedin Rfl 24Googleplus Rfl 24