Www.facebook
Ninho Musical Logo
Ninho Musical Logo
Spacer Header
Ninho Contato2
Mande Um Recado Para O Ninho
Fique Por Dentro
Fotos E Videos
Ninho Na Midia
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Musicalizacao Infantil Atividades

A importância das atividades de musicalização infantil

Musicalizacao Infantil Atividades Fabi GodoyO desenvolvimento de uma aula de musicalização infantil seja para bebês ou crianças maiores tem o objetivo de estimular o exercício sensível e cognitivo, dando brechas para a criatividade. As aulas devem levar em consideração a aplicação de atividades práticas, lúdicas e divertidas que envolva um grupo de crianças com o canto, o movimento corporal, improvisação, brincadeiras e a própria execução musical através de cantigas, canções de ninar, música erudita e outras composições que respeitem o desenvolvimento tanto físico quanto mental da criança. Os exercícios praticados podem ser acompanhados de objetos interativos como instrumentos de percussão, cordas, bambolês, bolas, tecidos de texturas diferentes, dentre outros. Mais do que reservar um tempo para a prática dessas atividades indica-se também que seja separado um período para relaxamento e socialização entre as crianças.

A criança, para se desenvolver musicalmente, precisa ter, mesmo antes do nascimento, indícios de que se encontra em um ambiente confortável e seguro, em que as pessoas à sua volta lhe deem atenção e respondam às suas necessidades que ultrapassam as barreiras do físico e atingem também o emocional e intelectual. O estímulo às conexões cerebrais está diretamente ligado às atividades e brincadeiras que os pais, desde cedo, desenvolvem como as canções para brincar e dormir, leitura de histórias e também a prática do carinho e muito amor que são unidades básicas para a formação de qualquer ser humano. É extremamente importante que essa atenção inicial seja dada para que, no futuro, a criança se desenvolva de forma integral e saudável.

De maneira mais técnica, as atividades que podem ser praticadas em aulas de musicalização para crianças são: jogos, ciranda, brincadeiras sonoras, relacionar a música com o movimento corporal, desenvolvimento da memória musical incluindo a identificação dos ritmos e melodias de cada canção, usar instrumentos musicais para expressão pessoal e emocional (não é necessário domínio de nenhum instrumento), explorar o gosto musical de cada criança ampliando o ambiente democrático, incentivar o canto e treinamento da voz elevando assim a auto-estima de cada uma, ampliar a percepção através da mistura dos sentidos (tato, audição e visual), relacionar conceitos importantes à prática musical como a reutilização de sucata para a criação de instrumentos musicais recicláveis e ampliação do dicionário mental através de contos e letras de músicas.

Agora, caso aulas direcionadas à musicalização infantil não sejam possíveis de maneira particular, as crianças podem contar com esse aprendizado nas creches caso existam educadores especializados na metodologia e sigam algumas dicas básicas. As principais sugestões dadas pela cantora Fabi Godoy aos educadores para aprimorar o contato da criança com a música são: cantar olhando nos olhos das crianças, repetir a música quantas vezes forem necessária dependendo das necessidades de cada turma, estabelecer o tempo de 30 a 40 minutos para as atividades, escolher uma sala com poucas distrações visuais, treinamento musical antecipado dos educadores para que o canto seja natural, valorizar esforços das crianças em sala e realizar atividades quando as crianças estiverem menos agitadas. Com estes pré-requisitos os educadores se sentirão mais confiantes para desenvolver práticas musicais e as crianças mais aptas a participar.

Facebook Rfl 24Myspace Rfl 24Twitter Rfl 24Google Rfl 24Linkedin Rfl 24Googleplus Rfl 24