Www.facebook
Ninho Musical Logo
Ninho Musical Logo
Spacer Header
Ninho Contato2
Mande Um Recado Para O Ninho
Fique Por Dentro
Fotos E Videos
Ninho Na Midia
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Musicalizacao Infantil

O poder da musicalização infantil no aprendizado e sociabilização

Musicalizacao Infantil AprendizadoA música é uma forma de arte, através dela somos transportados para outro plano ou voltamos a algumas situações do passado. A música aguça a audição e possibilita lembranças, além de contribuir para o aprendizado. Quantas vezes não nos pegamos refletindo sobre determinada letra que estabelece conexões com outras coisas ampliando nosso poder de imersão e conhecimento? E o que dizer daquelas pessoas que necessitam ouvir música para se concentrar no trabalho ou se acalmar? A música existe tanto para animar uma festa quanto para dar o tom a determinado ambiente. Ela não precisa extrapolar os altos falantes para ser ouvida de fato, um simples murmurar, um som ambiente já contagia um recinto e faz com que quem estiver próximo pare para apreciar ou ao menos esboçar uma opinião sobre as notas, entonação, letra, ritmo etc.

Que a música tem um forte poder de aflorar sensações a maioria das pessoas já sabem agora, existe um campo em específico que vem ganhando cada vez mais espaço: é o da música no ensino, como método pedagógico de aprendizado infantil. As qualidades atreladas à sensibilidade musical referem-se à concentração, socialização, coordenação motora, estética, expressividade, acuidade auditiva, aumento do raciocínio e funcionamento do cérebro, disciplina, equilíbrio e respeito mútuo. Dessa maneira, a musicalização infantil é uma maneira de acostumar uma criança desde cedo com a prática de ouvir e fazer música. Mesmo que algumas delas não tenham a aptidão e nem desenvolvam a prática de tocar algum instrumento ou a afinação para cantar, o simples contato com esse fenômeno desde cedo irá contribuir para sua formação pessoal e social.

O objetivo da musicalização infantil nada mais é do que tornar uma pessoa sensível e receptiva à sonoridade, aflorando uma criatividade interna e trazendo uma visão de mundo mais clara. Através da atividade intuitiva, é possível criar um estado mental favorável para a recepção da sonoridade e com predisposição para absorção de conhecimentos musicais. A disseminação e cultura musical já se inicia desde o nascimento. É importante oferecer ferramentas à criança para que ela se ambiente com os sons desde o seu nascimento. Colocar uns discos com música clássica ou outras músicas do gosto dos pais tanto acalmam a criança quanto estimulam algum dom ou a capacidade lógica da mesma. O mesmo se diz de instrumentos ao vivo, contato com discos e gravuras. Outra experiência importantíssima é quando o pai, mãe ou professor canta com a criança. Nesta fase de descoberta este contato físico e auditivo é indispensável.

Na pré-escola e escola esse contato deve ser aprimorado, porém ainda não é o momento do aprendizado musical se tornar técnico em contato com instrumentos. Apenas a musicalização deve estar presente nas brincadeiras e outros aspectos cognitivos. Esta fase de colocar em prática deve aparecer apenas em uma segunda etapa, após alguns anos de amadurecimento teórico musical. Este campo está tão em voga atualmente que se oferecem cursos específicos para crianças adentrarem nesse universo o quanto antes, estes alunos são separados por idade e nível de musicalidade. Não existem provas e notas de desempenho apenas um contato com a música direcionado por especialistas que trará benefícios imediatos e, principalmente, a longo prazo para a formação do indivíduo.

Facebook Rfl 24Myspace Rfl 24Twitter Rfl 24Google Rfl 24Linkedin Rfl 24Googleplus Rfl 24