Www.facebook
Ninho Musical Logo
Ninho Musical Logo
Spacer Header
Ninho Contato2
Mande Um Recado Para O Ninho
Fique Por Dentro
Fotos E Videos
Ninho Na Midia
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Ana Vieira 1
Ana conta sobre suas experiências dos "partos em casa"
Brinquedos Ninho Da Infancia
Brinquedos - Ninho da Infancia
Ana Vieira 2
O que é preciso para ter o parto em casa
Eloisa E Os Bichos
Dica de Livro - Eloísa e os Bichos - Casinha das Letras
Ana Vieira 3
Ana Vieira fala sobre a escrita pros jovens, redação
Leite Vegetal
Leite Vegetal - Nutrindo a Vida
Quinta Avenida
Ana Vieira fala sobre seu espaço "Quinta Avenida"

Ninho Titulos3
Entrevista com Ana Vieira Pereira de 05 de Junho de 2015.

Sobre a escrita criativa e partos humanizados

Fabi Godoy, mãe, cantora e apresentadora do programa “Ninho na TV” da TV Alpha entrevista Ana Vieira, escritora, professora e mão de sete filhos. Ana fala um pouco dos seus conhecimentos sobre parto humanizado e a importância do estímulo à escrita criativa. A seguir um pouco do conhecimento transmitido pela professora nesta entrevista.

Partos humanizados

Antes os partos humanizados também chamados de “partos em casa” não eram tão frequentes e não havia uma movimentação em favor dessa prática como existe agora. Quando Ana Vieira teve seu primeiro filho em casa há 30 anos muitas pessoas a julgaram negativamente por essa escolha, mas hoje fazer um parto humanizado é visto como uma ação segura e positiva por parte dos especialistas, além do que, atualmente existe a possibilidade de troca de informações e esclarecimento de dúvidas entre apoiadoras do parto humanizado, o que torna a experiência mais enriquecedora.

O que é preciso ter em um parto humanizado?

Para fazer um parto humanizado em casa não é preciso muito, a primeira coisa que é preciso ter não se refere ao aspecto material ou relacionado à logística do espaço, mas sim à vontade e a certeza dessa decisão. É a mulher que se responsabiliza pelo seu próprio parto, por isso, ela é a protagonista e aquela que faz as escolhas desde a fecundação até o parto. Durante esse processo ela deve ter um médico de confiança que a acompanhe em todo momento auxiliando-a a fazer essas escolhas conforme o que for melhor para o bebê.

A escrita para os jovens

Uma pessoa começa a aprender a escrever através da negativa, pois o “não” dita a forma correta de se escrever de acordo com as normas gramaticais, de pontuação, coerência e concordância. Essas negativas geram bloqueios e muita pressão sobre jovens e inclusive adultos que estão começando a escrever, por isso, a proposta da professora Ana Vieira é quebrar esses bloqueios e liberar a criatividade da escrita para que, posteriormente, essa escrita seja lapidada tanto no que se refere à correção de erros técnicos quanto da melhoria do vocabulário. A escrita é uma atividade ativa, diferente da leitura que é passiva e isso demanda uma única exigência: vontade de escrever e expor seus argumentos.

Quinta Palavra

O “Quinta Palavra” é um espaço da professora Ana Vieira voltado à formação de escritores. O Quinta Palavra promove workshops, oficinas, saraus e até mesmo cursos intensivos voltados para jovens e adultos que querem aprimorar a escrita ou desenvolver habilidades. As aulas são ministradas conforme o interesse dos alunos para o aprendizado de escrita seja acadêmica, biográfica, ficção, dentre outros estilos. Como o objetivo é propor uma escrita criativa, o espaço oferece o convívio com outras intervenções culturais como oficinas de caligrafia artística, aulas sobre o percurso da arte na história da humanidade, pintura intuitiva, dentre outros que estimulam o desenvolvimento de um texto mais livre.

Ninho na TV com Ana Vieira Pereira (Completo)
 

Facebook Rfl 24Myspace Rfl 24Twitter Rfl 24Google Rfl 24Linkedin Rfl 24Googleplus Rfl 24