Www.facebook
Ninho Musical Logo
Ninho Musical Logo
Spacer Header
Ninho Contato2
Mande Um Recado Para O Ninho
Fique Por Dentro
Fotos E Videos
Ninho Na Midia
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
1 Isabel Cortesi
Sobre o trabalho de terapia artística
2 Isabel Cortesi
O Valor ao Movimento na Primeira Infância - Ninho da Infância
3 Isabel Cortesi
Existe uma receita para os pais na educação dos filhos?
1 Casinha De Letras
Dica de Livro - Ter um Patinho é Útil - Casinha das Letras
4 Isabel Cortesi
Precisamos descobrir os nossos filhos
1 Bianca
Sobre alimentação vegetariana - Nutrindo a Vida
5 Isabel Cortesi
Como mãe
6 Isabel Cortesi
A criança precisa se sentir segura

Ninho Titulos4
Entrevista com Isabel Cortesi em 12 de Junho de 2015.

Como os pais podem respeitar o ritmo da criança?

Fabi Godoy, mãe, cantora e apresentadora do programa “Ninho na TV” da TV Alpha entrevista Isabel Cortesi, terapeuta artística, mãe e professora. Isabel fala um pouco sobre terapia artística e como dar suporte e segurança às crianças. A seguir um pouco do conhecimento transmitido pela terapeuta nesta entrevista.

Terapia artística

A terapia artística tem como prioridade o uso de ferramentas e técnicas artísticas tais quais a aquarela, desenho livre, carvão, branco e preto, desenho de forma, argila, modelagem, representação e até mesmo contação de história dependendo da situação pelo qual a criança está passando. A terapia se dá através de uma contação de história e depois trabalha-se com a produção artística livre com aquarela com o objetivo da criança expor seus sentimentos. Ao mesmo tempo em que o trabalho artístico é aflorado existe o diálogo entre a terapeuta e o paciente que pode ser uma criança ou adulto. As crianças que realizam essa terapia geralmente são orientados por um médico ou por professores da escola por apresentarem problemas de comportamento, convivência social ou de aprendizado.

Receita para cuidar dos filhos

Na educação dos filhos não existe uma fórmula mágica ou uma receita pronta que ensine aos pais como cuidar de seus filhos, pois isso é individual e depende do equilíbrio e da temperança dos pais. Já faz algum tempo que o mundo mudou e não é mais o mesmo da década de 50, em que havia um respaldo cultural padronizado. Atualmente existe uma imensa oferta de coisas e inúmeras possibilidades a serem exploradas, o que faz com que cada ser seja único. A receita mais geral é os pais se questionarem antes da vinda do bebê sobre o que é ser pai e mãe e o que a criança precisa de fato para crescer em um lar equilibrado e harmonioso.

Descoberta do ritmo da criança

A criança quando vêm ao mundo é totalmente dependente dos adultos em tudo e quando bebê a única forma de comunicação é o choro que revela que a criança está indisposta com alguma coisa. A criança tem um ritmo próprio que os pais precisam entender, respeitar e acompanhar. Não se trata de ser escravos dos filhos, mas sim de dar todo suporte necessário que eles precisam para voar com as próprias asas. O diálogo com pessoas que já tiveram filhos e com parentes é muito importante nessa fase inicial para construir um alicerce sólido para o bebê se desenvolver.

Segurança para os filhos

O pai precisa ter uma consciência muito clara de como é a sua vida e o que é possível sacrificar em função de um bebê que está a caminho ou está sendo planejado. Uma criança precisa de segurança, ou seja, se sentir acolhida, agasalhada, ter comida, descanso na hora certa, aconchego e silêncio. A criança precisa ter uma rotina e horário para acordar, ir para escola, brincar, para comer, porque assim ela irá crescer em um ritmo condizente com o dos pais e se sentirá segura.

Ninho na TV com Isabel Cortesi (Completo)

 

Facebook Rfl 24Myspace Rfl 24Twitter Rfl 24Google Rfl 24Linkedin Rfl 24Googleplus Rfl 24