Www.facebook
Ninho Musical Logo
Ninho Musical Logo
Spacer Header
Ninho Contato2
Mande Um Recado Para O Ninho
Fique Por Dentro
Fotos E Videos
Ninho Na Midia
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Vantagens Da Musicalizacao

Vantagens da música na infância

Vantagens Da Musica Na InfanciaO contato musical na infância é um poderoso instrumento de desenvolvimento infantil. Já dizia Platão nos primórdios que a música é a ferramenta educacional mais potente para o desenvolvimento das crianças. E ele estava certo! Isso porque pesquisas no mundo inteiro já constataram que a música, na sua forma mais plena, estimula inúmeras partes do cérebro, como o raciocínio além de desenvolver habilidades imprescindíveis a qualquer ser humano como a capacidade de se locomover, o pode de concentração e a socialização no ambiente e com as pessoas que se vive.

Mais do que ouvir música, o que já é por si só, uma ferramenta e tanto, tocar algum instrumento, cantar e fazer música é uma atividade incrível. A música modifica o meio em que se vive, aproxima pessoas, intensifica as relações, estimula as capacidades racionais ligadas ao raciocínio lógico, desenvolve a sensibilização e emoção, dentre outros fatores. Alguns benefícios inerentes às pessoas que inserem a música no seu dia a dia e decidem usá-la como aprendizado são: paciência, autodisciplina e como já destacado a sensibilidade. Essas vantagens estão ligadas mais diretamente com as crianças que têm a música no cotidiano.

Qualquer criança relacionada à música, mesmo como ouvinte será beneficiada com inúmeros benefícios. Isso porque o ato de captar as melodias, notas e acordes aguça na percepção, desenvolve o raciocínio e expressa emoções. A música desde a infância e com o passar dos anos é usada como uma válvula de escape. Naquele momento de tristeza ou de extrema felicidade muitas pessoas se apegam à música para expressar seus sentimentos de forma mais clara e compreender ao mundo e a si mesmo com mais discernimento e profundidade. Mesmo uma criança não tendo toda essa clareza, lá dentro, em seu interior, ela sente o conforto que a música traz e entende como a sonoridade como algo que satisfaz seus ouvidos.

Pesquisas já demonstraram que o estímulo musical desde a infância e prosseguindo na adolescência habilita as pessoas a se aprofundarem com mais facilidade em outras áreas do conhecimento e isso gera notas altas na escola. Muitos pais, após aderirem aos estímulos e procedimentos musicais na vida dos filhos perceberam mudanças significativas no aprendizado e, desde então, não abrem mão da música no cotidiano das crianças. Mais do que esses fatores lógicos de aprendizado, a música traz uma estrutura psicológica muito forte, fazendo com que a criança seja mais confiante e segura de si, sem se abalar com pequenas coisas ou desenvolver crises emocionais.

Para completar, além de todas essas vantagens importantes, a música ainda trabalha o espírito de equipe. A musicalidade em grupo, ao invés de instrumentos individuais, pode trazer inúmeras vantagens no que se refere a saber viver em grupo e dividir responsabilidades. Isso mostra a importância de se trabalhar em conjunto e pensar no próximo.

Facebook Rfl 24Myspace Rfl 24Twitter Rfl 24Google Rfl 24Linkedin Rfl 24Googleplus Rfl 24